02/09/2010

MÁQUINA DE CARTÃO UNIFICADA TEM CAUSADO PROBLEMAS

Desde o dia 1º de julho, os terminais de cartões de crédito e débito aceitam várias bandeiras diferentes na mesma máquina. Apesar das aparentes vantagens, os comerciantes têm reclamado de problemas com o novo sistema.
Ouvintes Publicidade entraram em contato com a Jovem Pan e relataram problemas que vão de falhas na leitura de determinados cartões em alguns terminais até dificuldades para entrar em contato com o call center da empresas.
Segundo o diretor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Sérgio Martins Machado, a categoria comemorou a necessidade de apenas uma máquina, mas os comerciantes saíram perdendo com a qualidade das centrais de atendimento dos terminais de cartão.
“Essas centrais de cartão de crédito, eles não têm um local físico para atender o comerciante, para serem tiradas todas as dúvidas. Normalmente é uma central de telemarketing que atende o comerciante, e essa central de telemarketing, um funcionário que é treinado, terceirizado, acaba não dando uma solução para o problema. Então, o comerciante acaba sendo prejudicado pelo tempo que demora em dar uma solução”, afirmou.
Para o vice-presidente de Tecnologia de Informação da Cielo, Paulo Guzzo, o setor de terminais de cartões de crédito e débito passa por uma nova realidade e, segundo ele, os problemas relatados pelos ouvintes da Jovem Pan podem ter sido causados por falhas no processo operacional.
“Existe um período de acomodação para essa nova realidade, onde, exatamente por essa questão de escolher uma rede ou outra rede, ou um provedor de serviço ou outro, você passa a ter, necessariamente, um vínculo maior e aí você tem condições de estabelecer uma negociação diferenciada”, explicou.
Segundo Ramon Gomes, diretor-executivo do Comercial Varejo da Redecard, o número de contatos com a Central de Atendimento da empresa foi muito além do que era esperado, o que já levou a duas ampliações para atender a demanda de clientes.
“Realmente houve um aumento expressivo de ligações na central, muito maior que o esperado. Nós tínhamos feito todo um planejamento de aumento de volume, mas esse aumento foi muito superior. Já houve duas ampliações e nós temos uma terceira programada agora para o dia primeiro e uma quarta para duas semanas depois. É claro que preparar operadores para prestarem o atendimento que nós julgamos como adequado não é tão rápido, infelizmente”, disse.
Segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços, há mais de 602 milhões de cartões em circulação no país. Só no mês de julho, o faturamento do setor ultrapassou R$ 45 bilhões.
Fonte:Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan Am/Anderson Costa/Download - Podcast.Acesse o site http://jovempan.uol.com.br/programas









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