13/09/2011

PRÊMIO CONSTRUINDO



“Estão abertas até o dia 16 de setembro, as inscrições para o 7º Concurso de Redações, Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos. Alunos do ensino médio e dos cursos de graduação, mestrado, doutorado e profissionalizante podem inscrever trabalhos que exemplifiquem a situação das mulheres no Brasil. 
A idéia é estimular a reflexão sobre as diversas formas de discriminação como étnica, racial e de orientação sexual. Além de fomentar o envolvimento da comunidade escolar em torno do debate sobre a igualdade. 
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC), e da ONU Mulheres. As instituições pretendem contemplar abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, estimular a reflexão crítica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, além de sensibilizar a sociedade para essas questões. 
Instituída em 2005, a iniciativa conta ainda com uma categoria que recompensa escolas públicas e privadas que tenham projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade de gênero. “Os prêmios variam entre produtos eletrônicos, bolsas de estudo e valores em dinheiro entre cinco e dez mil reais”. 
Acesse, confira o regulamento e se inscreva: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/

MUSEU DO FUTEBOL

ENEM 2010


“Apenas 15 das 26.073 escolas paulistas cujos alunos participaram do Enem 2010 aparecem na lista das 100 instituições do país que obtiveram o melhor desempenho. Dez estão localizadas na capital e cinco na Grande São Paulo ou no interior.

A mais bem avaliada na capital é a Vértice, que aparece em terceiro lugar no ranking geral, atrás do Colégio de São Bento (Rio) e do Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI).

O número de escolas públicas paulistas avaliadas (17.048) foi quase o dobro do número de privadas (9.025), mas apenas uma aparece entre as melhores - a Escola Técnica Estadual, que funciona no Bom Retiro.

Entre as 15 paulistas do "Top 100" também estão escolas privadas das cidades de São José dos Campos, Jundiaí, Guarulhos, Valinhos e Ribeirão Preto”.


LINKEDIN