Subprefeituras recebem programa Identidade Verde:
“Cerca de 31 subprefeituras da capital paulista vão receber até o final do ano o programa “Identidade Verde”. No mês passado, dez subprefeituras receberam o projeto responsável pelo monitoramento das árvores em São Paulo. O objetivo é capacitar profissionais da administração municipal para que eles consigam diagnosticar a situação das árvores.
Na primeira fase do programa, engenheiros e agrônomos da Secretaria do Verde de Meio Ambiente treinam funcionários das subprefeituras. Já na segunda fase, os profissionais continuam os trabalhos com o mapeamento em toda a área da subprefeitura. Os dados coletados serão inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas da Secretaria.
A partir daí, a Prefeitura vai fazer desde a poda ou reforma de canteiro até a remoção ou o transplante da árvore. Em entrevista à reportagem da Jovem Pan, a população afirmou que aprova a medida e aponta as melhorias que deveriam ser feitas no setor.
Na subprefeitura da Lapa, onde foi implantado o projeto-piloto, o “Identidade Verde” já atingiu mais de quarenta vias, totalizando 3532 árvores. Foi possível detectar que um dos principais fatores das quedas é a limitação de espaço nos canteiros para o desenvolvimento de raízes sadias.
Em três meses foram executadas 146 podas, 40 remoções e 20 plantios, além de 65 ampliações de canteiros. A coordenadora do Programa Identidade Verde, Cinthia Bianchi, diz que a intenção é se antecipar aos pedidos dos paulistanos. “Agora, nós nos antecipamos e já temos condições de identificar o serviço antes que o munícipe solicite o serviço”.
Das dez subprefeituras que implantaram o projeto, sete já estão com seus profissionais capacitados. São elas: Lapa, São Miguel, Jaçanã/Tremembé, Vila Mariana, Vila Maria/Vila Guilherme, Pirituba e Jabaquara. Campo Limpo, Capela do Socorro e Ermelino Matarazzo iniciaram os treinamentos recentemente.
Cada subprefeitura tem um prazo determinado para concluir o inventário e conseguir diagnosticar as árvores. Todas as “Subprefeituras serão treinadas até o final do ano para aderir ao Programa Identidade Verde”.