16/04/2012

ATERROS SANITÁRIOS OU LIXÕES?

Lago com chorume


Tenho conhecimento sobre o assunto abordado supra, pois na década de oitenta, concluí o curso Técnico em Administração Pública, na extinta Escola de Administração Pública “Doutor Waldemar Lopes Ferraz”, Fundação Prefeito Faria Lima “CEPAM”, e em visita à usina de compostagem de Vila Leopoldina, desativada em 2004.
O chorume, líquido oriundo da decomposição orgânica conforme foto ilustrativa acima de cor escura e com forte odor é despejado num reservatório.
Ontem, em visita ao município de Itaquecetuba passamos defronte ao antigo lixão do Bairro de Pinheirinho e que outrora abrigava enorme quantidade de detritos e muitas pessoas se apropriavam de alimentos ali depositados para consumo próprio, agora isso não mais ocorre, mas eu mesmo deparei com a constrangente cena das outras vezes que lá estive revendo amigos que moram nas imediações do antigo lixão.
No que tange as sacolinhas plásticas, a questão está baseada em dois esses (ecologia e economia), portanto, longe de uma solução, pois mesmo as de origem orgânica não se decomporão pela pobreza de oxigênio no solo.

Escreveu:

Antonio Carlos de Lima-“Toninho”
Redator MTB 61.683/SP


SEMPRE SANTOS!


LINKEDIN