04/10/2010

URUBUS FORA DA 29.ª BIENAL DE ARTE

Ibama pede que urubus sejam retirados de obra na Bienal
Artista plástico usou três aves em exposição e foi alvo de críticas de ativistas
“O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) notificou, nesta sexta-feira (1º),  os organizadores da obra Bandeira Branca, do artista plástico brasileiro Nuno Ramos, para que retirem os três urubus que fazem parte da exposição na 26ª Bienal de São Paulo.

De acordo com nota divulgada pela instituição, foi considerado o fato de que ” as instalações estão inadequadas para a manutenção das aves “. O artista tem um prazo de cinco dias para que os animais retornem ao seu local de origem.

A obra foi alvo de críticas por parte de um grupo de ativistas, que invadiram o prédio da Bienal e picharam a frase” Liberte os urubu “[sic] na própria obra. Até então, o uso dos urubus na montagem estava autorizado pelo Ibama.

No último domingo (26),  a organização da 26ª Bienal de São Paulo criticou as manifestações dos ativistas. Em nota, a Fundação Bienal afirmou que a mostra é um espaço de” livre pensar e de debate, onde artistas e sociedade possam encaminhar temas de relevância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKEDIN