29/10/2010

LINFOMA

Linfomas são cânceres que se iniciam a partir da transformação de um linfócito no sistema linfático. O prefixo “linfo” indica sua origem a partir da transformação de um linfócito, e o sufixo “oma” é derivado da palavra grega que significa “tumor”. Os linfomas o são resultado de um dano ao DNA de uma célula precursora de um linfócito, isto é, uma célula que irá se transformar em linfócito. Esse dano ao DNA ocorre após o nascimento e representa, portanto, uma doença adquirida e não hereditária. Essa alteração ou mutação do DNA do linfócito gera uma transformação maligna: resulta no crescimento descontrolado e excessivo dos linfócitos, que se multiplicam sem controle. O acúmulo dessas células resulta em massas tumorais inicialmente nos linfonodos (gânglios linfáticos), mas com a evolução da doença pode acometer outras regiões do corpo.

Os linfomas geralmente têm início nos linfonodos (gânglios linfáticos). Por essa razão o linfoma pode se desenvolver em qualquer dos linfonodos contidos e distribuídos nas diversas regiões do corpo: periféricos ou profundos (no tórax e abdome). Em alguns casos, os linfomas podem envolver a medula óssea, bem como outros órgãos tais como sistema nervoso central, testículos, pele, entre outros“.

Fonte: http://www.abrale.org.br/doencas/linfoma/index.php


Convém ressaltar que a ex-Ministra-Chefe da Casa Civil e concorrente à Chefia do Executivo da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff foi acometida por essa anomalia e obteve êxito na cura.

Antonio Carlos de Lima- “Toninho Carlos”

28/10/2010

SEJA SOLIDÁRIO.

“Há mais de seis décadas a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da educação e cultura, atuando na produção de livros em Braille, livros e revistas falados e obras acadêmicas no formato Digital Acessível, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para centenas de escolas, bibliotecas e organizações de todo
o Brasil.
A Fundação Dorina Nowill também oferece, gratuitamente, programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, nas áreas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional.
“Acreditamos que a educação seja o melhor caminho para a inclusão social, e ampliar essa oportunidade a milhares de deficientes visuais de todo o Brasil também depende de você”.

Já enviei solicitação para ser um voluntário, faça o mesmo.
Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”


Acesse os links abaixo:

27/10/2010

RIR OU CHORAR?

“Francamente, um país que tem como resultado de eleição Tiririca como Deputado Federal mais votado ainda passará milênios para se estruturar, por mais que se exija dos políticos ética, trabalho e consciência, penso que a mudança por um país mais digno, com mais oportunidades, tem-se que primeiro começar nas mentes dos que elegem em busca de se galgar uma nação com chances para todos, menos desigual e permeada de políticos mais preparados e conscientes, difícil exigir consciência, sem antes as ter, não é um processo centrífugo e sim centrípeto, de dentro para fora, e como dizia o jovem Juscelino, cada povo tem o governo que merece, e essa é a mais verdadeira constatação.
       Se a eleição deste for pouco hilário fosse fruto de uma votação protesto, aí sim vislumbrando-se uma conotação reacionária não seria tão preocupante, teria sido uma das formas de protesto melhor escolhida para tal situação, porém, e o que aflige e assusta, é que o povo o transformou em Deputado por falta de consciência política, talvez conseqüência das doses cavalares do circo e do pão, dos anestésicos travestidos de televisão, os carneirinhos ruminantes não querem sair da hilariante situação em que se encontram e começam agora com as suas trevosas ações a ameaçarem o mundo dos que pensam, com estas atitudes pouco coesas, e até perversas, deviam ter deixado este palhaço sem graça nos programas insossos trancafiado na televisão.
       O novo presidente deveria acompanhar a nova sensação, e formar seu Ministério com estes seres altamente preparados para conduzirem uma nação, poderia até se pensar em convocar umas dezenas do programa Zorra Total, alguns do programa do Didi e alguns outros contadores de piadas do programa do Tom, creio que aí sim o Brasil se conduziria ao rumo certo, e em vez de chorarmos devido aos escalabros da corrupção, poderíamos “talvez conseguir rir, mas, convenhamos Deputado Tiririca, se suas gracinhas já não tinham nenhuma graça, esta de agora definitivamente é que não teve graça alguma”!

VEZ DA VOZ


Sou estudante de Comunicação Institucional na Unicid e durante minhas idas e vindas tenho acompanhado no Metrô as inserções na TV Minuto sobre essa entidade o que me chamou a atenção. Conheçam o trabalho voltado à integração de pessoas portadoras ou não de deficiências, acessando o site abaixo.
Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

ECOPONTO

ECOPONTO - Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis
“O entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação.
Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.
Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos EcoPontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. “A intenção da Prefeitura de São Paulo é aumentar o número de unidades”.

26/10/2010

AMIGOS DO PLANETA

“O Amigos do Planeta - Inclusão Digital é um programa itinerante que conta com um caminhão servindo de base para o projeto e que funciona como uma escola de informática de acesso gratuito, com a aplicação de cursos e serviços de inclusão e educação digital. Além disso, em duas tendas instaladas nos locais de parada do caminhão serão aplicados diversos cursos, palestras voltados para a qualificação profissional. Veja na sessão cursos mais detalhes sobre o material fornecido. Cada módulo dos cursos é aplicado através de objetos didáticos compostos por conceitos, fluxos, personagens, exercícios, animações e imagens de acordo com a necessidade específica de cada conteúdo. E tudo de graça para os inscritos.
Nesse primeiro ano o programa irá percorrer municípios da Grande São Paulo e região metropolitana do ABCD: Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Guarulhos. Veja na sessão Agenda quando o caminhão estará em cada cidade.
Conheça também O Amigos do Planeta Programa de Reciclagem e Conscientização.
Amigos do Planeta é um programa de reciclagem e conscientização ambiental desenvolvido pela Casas Bahia. Teve início em maio de 2008 com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar materiais descartados na empresa, como papel, plástico, papelão, isopor, entre outros. O programa prevê um processo eficiente de coleta seletiva de lixo, com o engajamento dos mais de 59 mil colaboradores da Casas Bahia que atuam como verdadeiros amigos do meio ambiente".


22/10/2010

Imprensa - Salão do Automóvel

Imprensa - Salão do Automóvel

TIMÃO CEM ANOS





Vide abaixo texto na íntegra:

São Paulo, 21 de outubro de 2010. 
Ao
Ilustríssimo Senhor
Andrés Sanchez
MD. Diretor-Presidente do Esporte Clube Corinthians Paulista
A/C – Professor Doutor Juarez da Paula Xavier/Diretor do Curso de Comunicação da Unicid
 
Senhor Dirigente: 
                         A Nação Corintiana estará comemorando o centenário dessa prestigiosa agremiação esportiva até ao final do ano de 2011, e sob a luz dessa visão tomamos a liberdade de encaminhar a Vossa Senhoria o “Projeto Automotivo Timão Cem Anos” que após analisado pelos canais competentes desse clube e caso optem pela concretização, seja encaminhado à montadora de sua preferência. O objetivo é de fabricar 100 unidades de veículos, preferencialmente populares.
                         O encaminhamento através do Professor Doutor Juarez de Paula Xavier, Diretor do Curso de Comunicação da Unicid, se justifica pelo o fato de ser um torcedor ferrenho do Corinthians, bem como apóia  os projetos  dos discentes da universidade. 
                         Sem mais para o momento, queira receber os protestos de estima e distinta consideração. 

Atenciosamente, 

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”
Estudante de Comunicação Institucional na Unicid

21/10/2010

FOTOS DO 5.º PAINEL DE TENDÊNCIAS 

Fotos  digitalizadas pela Comunicacidade dos palestrantes e participantes do título supra citado.
Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"

GERAÇÃO Y EM DESTAQUE





A Jovem Aline Cipolla aos 23 anos de idade é um fato”sui generis”, embora se enquadre na geração y tem uma ampla bagagem, demonstrada em sua palestra proferida em 20/10 no último dia do 5.º Painel de Tendências de Comunicação promovida pela Unicid. As suas citações claras e dinâmicas prenderam à atenção dos participantes de tão importante evento. Agiu com paciência, esclarecendo dúvidas, esse foi o seu diferencial e o cenário apresentado nos trouxe a uma reflexão, ou seja, atrair os jovens e as empresas envidarão esforços com o intuito de inovar e se tornar maleáveis  seus modelos de empregos e relacionamentos com empregados. Os jovens também precisarão desenvolver com mais intensidade, algumas competências para serem bem sucedidos em suas escolhas. A brilhante palestrante é Publicitária, graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência de 5 anos no mercado, com passagens nas áreas de marketing e comunicação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de serviços e farmacêutico. Atualmente, é Analista de Marketing em uma corretora de seguros.Vide abaixo as fotos de Aline Cipolla e Professor Luiz Santiago que enriqueceu o conteúdo apresentado.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”
II Semestre de Comunicação Institucional na Unicid
Redator da Coluna”Alô do Toninho” do Norte News(Associado ao Jornal Freguesia News)


20/10/2010

GUIROPÁ, SIGA ESSA TENDÊNCIA




Tivemos a oportunidade de assistir a palestra pelos sócio-fundadores Tiago Resck e Adriano Rodrigues da Guiropá Comunicação, proferida em 19/10, ambos estão de parabéns pela clareza de suas explanações e com certeza as suas  tenacidades e experiências  vivenciadas servem de alicerce para nós iniciantes. Salientamos também a brilhante participação do Docente Vagner Novaes Tranche(foto abaixo), no segundo dia  do  5.º Painel de Tendências de Comunicação promovido pela Unicid – Universidade Cidade de São Paulo.

Escreveu:
             Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”


 

O ITAÚ É SOCIAL


Fundação Itaú Social


"O Banco Itaú entende que a educação é o caminho para o desenvolvimento integral do País de maneira sustentável. Sua atuação no campo social se dá por meio da Fundação Itaú Social, cujas atividades centrais são a formulação, implantação e disseminação de metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais.
Constituída em 2000, a Fundação atua em todo o Brasil em parceria com as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), com o setor privado e com organizações da sociedade civil. Esse estabelecimento de alianças estratégicas agrega expectativas e olhares diversos, o que contribui para a elaboração conjunta de soluções para as demandas do povo brasileiro. Também é uma maneira de garantir a perenidade das ações e ganhar escala, alcançando cada vez mais beneficiários.
Além das alianças externas, a Fundação Itaú Social também conta com o apoio de áreas de negócio do Banco. Diversos departamentos do Itaú fornecem apoio técnico para a viabilização dos programas sociais. A rede de agências e as lojas também têm importante papel na disseminação dos programas, o que estimula a aproximação com as comunidades locais. Estas alianças internas são fortalecidas com o alinhamento conceitual, estratégico e operacional entre a Fundação Itaú Social e as demais áreas internas do Itaú.
A co-autoria dos projetos com o poder público e demais parceiros garante a adesão e identidade local aos projetos, a potencialização do alcance das ações, a sintonia com a demanda local e a capacidade de influir em políticas públicas. Além disso, sistematizar e socializar os conhecimentos permite a disseminação de metodologias, a transparência e abertura dos trabalhos desenvolvidos e a ampliação do alcance das ações.
O conjunto de ações e programas que a Fundação desenvolve e apóia tem como foco a educação integral, o desenvolvimento da capacidade de leitura e competências de escrita, a ampliação das oportunidades de inserção social da juventude e a disseminação da cultura de avaliação econômica de projetos sociais. São parceiros na área educacional, por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. “O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) realiza a coordenação técnica de diversos projetos”.
Tenho acompanhado diversas inserções  em  vários veículos de comunicação, dando ênfase na distribuição de livros, incentivando a leitura, portanto essa prestigiosa instituição faz jus ao título supra.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”


 

19/10/2010

REDES SOCIAIS

Participei do 5.º Painel de Tendências de Comunicação no dia 18/10 cujo tema foi “Sucesso profissional e Universidade” e o conteúdo dos palestrantes Felisberto Santos Augusto fez percurso informativo  e formou-se em  Publicidade e Propaganda e  Fernando Rossi Gomes e obteve a formação em Publicidade e Propaganda, ex-alunos da Unicid, embora jovens, transmitiram  as suas experiências as quais servem  de  exemplo àqueles  que buscam uma  colocação no  mercado de trabalho. Os Professores Antonio Lucio Rodrigues Assiz e Rosicler dos Santos Betarelli(vide fotos abaixo) fizeram as suas imprescindíveis citações. Foi destacada a importância das redes sociais e ao término do evento conversei com a Docente Rosicler propondo a ela que transmitisse ao Professor Doutor Juarez Tadeu de Paula Xavier, Coordenador do Curso de Comunicação, mover estudos com o objetivo de instituir o Curso Tecnológico de Redes Sociais.






Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

18/10/2010

Jovem Pan Online: Tentativa de assalto a shopping acaba em tiroteio

Jovem Pan Online: Tentativa de assalto a shopping acaba em tiroteio
Paula Resende estudante de Pedagogia, moradora na Zona Norte estava no local na hora e ouviu os estampidos, ela nos telefonou informando o ocorrido. Salientou que o tumulto foi generalizado e que a polícia demorou a chegar.


Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"
Estudante de Comunicação Institucional na Unicid e Redator da Coluna “Alô do Toninho” do Norte News(Associado ao  Jornal Freguesia News)

RODOANEL

Fonte:  Jornal Freguesia News

14/10/2010

ARTISTA MIRIM

Marlene Olímpia Querubin (Circo Spacial) ao lado de Matheus Felipe
"O artista mirim Matheus Felipe, de 12 anos, recebeu o troféu “Prêmio Criança do Brasil”, categoria Artes, pelo Circo Spacial (http://www.spacial.com.br/).
Apesar das pouca idade, Matheus já encanta o público e domina os números de trapézio, rola-rola, monociclo, entre outros.
O prêmio foi apresentado por Luciana Mello e Will Anderson, no Memorial da América Latina, em São Paulo, na última segunda-feira, dia 11 de outubro".

Jovem Pan Online: Franklin Martins faz comentários sobre a imprensa

Jovem Pan Online: Franklin Martins faz comentários sobre a imprensa

http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2010/10/bancarios-encerram-greve-em-sao-paulo.html

http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2010/10/bancarios-encerram-greve-em-sao-paulo.html

http://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/2010/10/horario-de-verao-comeca-dia-17-de-outubro.html

http://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/2010/10/horario-de-verao-comeca-dia-17-de-outubro.html

13/10/2010

Agência Senado - 13/10/2010 - Dia do Fisioterapeuta tem programação especial no Senado

Agência Senado - 13/10/2010 - Dia do Fisioterapeuta tem programação especial no Senado

CURSOS GRATUITOS


IDEPAC: 300 vagas em cursos gratuitos
"A Fundação IDEPAC realiza no próximo dia 30 de agosto, a partir das 13h30, processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas oferecidas em cursos gratuitos de técnicas administrativas, escrita fiscal e departamento de pessoal. As oportunidades são destinadas a jovens entre 16 e 29 anos, e as inscrições podem ser feitas até a data da prova de seleção, exclusivamente no site http://www.idepac.org.br/.
Os cursos de técnicas administrativas e departamento de pessoal são realizados aos sábados, das 9h às 12h, e o curso de escrita fiscal, às segundas-feiras, das 14h às 17h30. Todos os cursos têm duração de 60 horas-aula. O objetivo é oferecer capacitação e qualificação para que jovens carentes tenham condições de competir e entrar no mercado de trabalho.
Os interessados devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio e possuir renda média de meio salário mínimo por integrante da família. No dia da prova, na Rua Visconde de Itaboraí, 433/441, Tatuapé, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: RG (original), CPF e cópia simples do comprovante de residência. Para mais informações, os candidatos podem ligar para o telefone (11) 2295-8728.
Texto: Cynthia Grilo
Fotografia: Divulgação

CISCO

Fonte na entrada da Cisco, em San Jose, na Califórnia
SÃO PAULO - A Justiça determinou o bloqueio de bens da Cisco no Brasil como garantia para o pagamento de uma multa de R$ 3,3 bilhões emitida pela Receita Federal contra a empresa.
“O caso teve início em outubro de 2007 quando uma operação da Polícia Federal pediu a prisão de mais de 40 pessoas acusadas de participar de um esquema de importação fraudulenta de equipamentos da gigante da tecnologia.
Na época foram presos até o então presidente da Cisco no Brasil, Pedro Ripper e Mauro Carnevali, diretor da empresa na América Latina. Carnevali é acusado em inquérito da PF de ser o mentor do esquema de importação ilegal.
De acordo com investigações da PF, a Cisco usava uma série de empresas terceiras (como a distribuidora de eletrônicos Mude) para importar seus produtos direto dos Estados Unidos e declarar à Receita preços bem menores que os verdadeiros. O objetivo era recolher menos impostos.
Segundo inquérito da PF, a Cisco trouxe ao Brasil o equivalente a R$ 724 milhões em equipamentos de rede declarando à Receita apenas uma parte deste valor.  Um esquema complexo fazia os produtos entrarem e saírem do Brasil e passarem por até sete empresas até chegar às mãos da Cisco no Brasil. O objetivo era despistar eventuais investigações.
Como punição pelas fraudes, a Receita aplicou uma multa de R$ 3,3 bilhões à Cisco. Para assegurar o pagamento da dívida, que ainda pode ser questionado pela empresa, a 11ª Vara  de Execuções Fiscais de São Paulo  acatou o pedido da Receita para bloquear bens da Cisco no Brasil.
O bloqueio foi determinado no dia 13 de setembro, mas permanecia em sigilo. Só a Receita, a Justiça e os executivos da Cisco sabiam desta informação. Nesta terça-feira 12 de outubro, no entanto, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, revelou a decisão da vara fiscal.
Ficam sob bloqueio imóveis, carros, equipamentos de alto valor e contas bancárias da empresa. Em breve nota, a Cisco confirmou o
bloqueio de parte de seus bens no Brasil e assegurou que isto não afeta suas operações no Brasil. Segundo a Cisco, algumas contas já foram desbloqueadas para permitir que a empresa funcione normalmente, pagando fornecedores, funcionários e operando normalmente no mercado.
A Folha de S. Paulo pública ainda denúncia de que a Cisco fez, por meio de suas empresas parceiras, uma doação de R$ 500 mil ao PT em 2006. O objetivo, segundo o jornal, era obter como contrapartida facilidades para ser fornecedora de equipamentos Telecom para a Caixa Econômica Federal.
“Na época em que surgiu a denúncia pela primeira vez, o tesoureiro do PT confirmou a doação, que foi legal e declarada à Justiça Eleitoral”.  O partido disse ainda que até 2006 não havia denúncias contra a Cisco, já que a operação da PF aconteceu em 2007”.

RELIGIÃO E A POLÍTICA

“O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, negou nesta terça-feira que as discussões religiosas neste segundo turno da disputa presidencial entre ele e Dilma Rousseff (PT) sobre a descriminalização do aborto tenham surgido por estratégia eleitoral.

Acompanhado de sua esposa, Monica Serra, do governador eleito Geraldo Alckmin e do prefeito paulistano, Gilberto Kassab, José Serra esteve na manhã desta terça-feira na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida junto a milhares de romeiros.

Depois da missa solene, em entrevista coletiva, o candidato afirmou que até a questão religiosa surge das perguntas sobre os valores dos candidatos. Serra comentou ainda sobre o debate político religioso neste segundo turno. “Em uma campanha eleitoral, o candidato apresenta o que fez o que vai fazer e sua visão do mundo (…). Os valores acabam aparecendo. “Os meus valores são a verdade, honestidade, solidariedade, liberdade e a justiça”.

O candidato do PSDB também classificou como "fantasiosas" as informações de que o ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza teria arrecadado R$ 4 milhões para a campanha presidencial e depois desaparecido com o dinheiro.

Envolvida em problemas relativos ao aborto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, fez campanha pública em Brasília num evento para crianças. Dilma aproveitou para fazer promessas relativas à proteção dos menores, caso seja eleita. A petista acrescentou, ainda, a promessa de uma campanha de incentivo à adoção de crianças com mais de sete anos. “A candidata disse que, se for eleita, vai construir um sistema para reduzir a burocracia das adoções no país”.

09/10/2010

Revista Perseu investiga revoltas e motins da história brasileira | Fundação Perseu Abramo - FPA

Revista Perseu investiga revoltas e motins da história brasileira Fundação Perseu Abramo - FPA

DIA DO NORDESTINO

“O Nordestino é originário das misturas de diversos povos: o branco, representado pelo colonizador português, os invasores estrangeiros e imigrantes diversos; o índio, povo nativo da região, que faziam parte de diversas tribos; e o negro africano, trazido na condição de escravo para trabalhar nas lavouras canavieiras, na industrialização do açúcar, nas fazendas e nas mais diversas atividades braçais.

Essa miscigenação fez surgir os mestiços, resultados da união de raças diferentes, dando origem a três variedades: o mulato (preto + branco), o caboclo (branco + índio) e o cafuzo (índio + preto).

O resultado da mistura de todos esses povos, aliados às características da terra, do clima e às condicionantes econômicas, acabou formando a população nordestina atual e conferindo a ela um sentido de luta e o desejo e a certeza de vencer.

Apesar, muitas vezes, das adversidades do tempo e da terra, o nordestino conserva os costumes, tradições e história, através do artesanato, artes plásticas, arquitetura, música e preservação dos seus monumentos históricos. É visível seu apego às tradições mais remotas e a um folclore belíssimo e bastante variado, de acordo com os contrastes existentes nos vários Estados da região Nordeste. Ele jamais esquece a terra onde nasceu. Às vezes, devido às adversidades do tempo ou a situações econômicas desfavoráveis, são obrigados a emigrar para outras regiões do país. Mas sempre que podem e as condições de vida mudam, voltam para os seus familiares e amigos e para a "terra querida".

Alguns tipos de pessoas são muito comuns no nordeste. Os mais conhecidos nacionalmente de acordo com as habilidades adquiridas são: os sertanejos, os vaqueiros, os repentistas e os jangadeiros.

O sertanejo é exemplo de bravura e possui uma das mais expressivas culturas artesanais do país. Está sempre preocupado com a seca, uma vez que, com maior ou menor intensidade, ela sempre ocorre. É conhecido como trabalhador, amigo sincero e leal, respeitador, mas é também um homem destemido, que "não leva desaforo prá casa". É conhecido como "cabra macho" e é a representação imediata da coragem, força e resistência. Sua valentia é contada em prosa e verso.

Os vaqueiros são trabalhadores que, montados em seu cavalo, cuidam do gado. Para protegerem-se dos arbustos e espinhos da vegetação local usam uma vestimenta característica: chapéu de couro, gibão de couro curtido, calças-perneiras justas e luvas.

Os violeiros ou repentistas são cantadores de viola que têm muita habilidade para compor versos de improviso. São muito respeitados e admirados em todo o Estado. Algumas de suas cantorias são verdadeiras obras primas de nossa literatura.

Os Jangadeiros são trabalhadores típicos do litoral. Passam a maior parte do tempo em alto mar à procura do peixe, que serve de alimento para a família e é a fonte de renda para o seu sustento. Geralmente moram em casas simples, construídas perto da praia.

Mas o nordeste também é povoado de outras pessoas típicas, como as rendeiras, os agricultores, os "coronéis" (em extinção), os beatos, os retirantes, os matutos, os canavieiros, etc.. São ainda nordestinas algumas figuras das mais expressivas tais como Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Gilberto Freire, Manuel Bandeira, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, José de Alencar, Jorge Amado, Ariano Suassuna, Luiz da Câmara Cascudo, Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Chico César, André Vidal de Negreiros, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, Raquel de Queiroz, Celso Furtado, João Cabral de Melo Neto, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Sivuca, Capiba, Jessier Quirino e muitos outros expoentes que enriquecem ou enriqueceram o cenário brasileiro e, até, internacional.

Enfim, "o nordestino é, antes de tudo, um forte", já dizia Euclides da Cunha. Mas faltou também dizer que é um povo resistente, que vence todo tipo de dificuldade, faz piadas e ri, muitas vezes, de sua própria desgraça, mas não se entrega. Também é mulherengo e não rejeita uma boa dose de cachaça. Continua compondo suas canções e tudo é motivo de festas. As oportunidades, aliás, não faltam. Festas quando as chuvas caem no sertão, trazendo fartura e prenúncio de dias melhores; festas nos rituais de cantorias nas safras; festas nas celebrações de noivado e casamentos nas roças; festas de padroeiras, etc. Até dia de eleição é motivo de festa.


Por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT-SP), a comunidade nordestina de São Paulo comemora, no dia 8 de outubro, o DIA DO NORDESTINO. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. “Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense”.
Fonte:http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=22695

08/10/2010

Laboratório de Mídia Radical

Laboratório de Mídia Radical

REFLEXÃO

Viver ou Juntar dinheiro
Texto de Max Gehringer

“Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.

Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico.

Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.

Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em ítens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária.
É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em ítens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.
Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer.
E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz.
“Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida”.


"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

LINKEDIN