Ouvimos na íntegra a entrevista do Ministro da Educação Fernando Haddad concedida à Rádio Jovem Pan AM no dia 09/09/2010 no Programa Jornal da Manhã. Sábia medida do Presidente Lula e o Ministério da Educação, pois contemplará um maior número de estudantes do terceiro grau. Vejam o texto abaixo:
Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"
Estudante de Comunicação Institucional na Unicid
Medida provisória que cria fundo garantidor foi publicada nesta quarta-feira:
“De acordo com medida provisória publicada no Diário Oficial, o governo federal quer acabar com a exigência de fiador para a concessão de empréstimos do Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo destinado a universitários da rede privada. A medida inclui o Fies no Fundo Garantidor de Crédito, assim, haverá uma espécie de seguro que dispensará a figura do fiador.
Em entrevista à Jovem Pan, o ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou que a regra já começará a valer este ano. Para isso, os Ministérios da Fazenda e da Educação deverão regulamentar o texto da medida provisória, o que deve ocorrer até o fim do mês.
O ministro afirmou que o Ministério tem muito que avançar, em especial, no Ensino Superior. Segundo Haddad, em pouco mais de uma década, o país triplicou o seu número de universitários e o acesso ao Ensino Superior. Atualmente, cerca de 800 instituições participam do Fies. Até o fim de 2009, foram fechados 562 mil contratos. Só este ano, foram firmados 47 mil, com a reformulação do programa.
Haddad alertou que mais da metade dos estudantes que vão a Caixa, não conseguem mostrar os documentos para que possam habilitar o crédito”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário