05/11/2011

MATRIZ BCG


  • Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
  • Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
  • Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
  • Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, ”cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico. 

O assunto supra foi abordado durante a aula do docente da Unicid, Márcio Gonçalez no dia 04/11 não foge em nada do contexto, foi do mais alto cabedal de detalhes. E sem fazer”média” todos os professores estão mais bem avaliados, basta observar o conceito máximo atribuído aos inúmeros cursos que Universidade Cidade de São Paulo oferece a um pouco mais de 15.000 alunos.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

RECLAMES ANTIGOS



















Sou feliz por ter vivenciado essa época, nasci em 1955 e pude vislumbrar a qualidade das propagandas constantes nas imagens supra. Mesmo sem as ferramentas tecnológicas avançadas, seu criadores foram extremamente competentes e conseguiram agregar valores às marcas.E conheci todos os produtos dessa era.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

HUMOR NEGRO








O

SAUDADES

ETHOS EM AÇÃO!

























LINKEDIN