03/12/2010

REDES SOCIAIS ROBOTIZADAS

“A empresa de pesquisas Gartner, baseada em Connecticut – EUA apresentou algumas de suas previsões para a área de tecnologia nos próximos anos. Entre elas uma afirmação inusitada aponta que até o ano 2015 cerca de 10% dos seus amigos em redes sociais não serão humanos.
Isso, claro, não quer dizer que 10% dos seus amigos irão se tornar zumbis ou ciborgues. A previsão é embasada no advento do que a Gartner chama de robôs-sociais (social bots) – ou ferramentas automáticas usadas por corporações para promover suas marcas.
As estratégias para mídias sociais usadas pelas empresas atualmente envolvem “o estabelecimento da presença, ouvir conversas, articular mensagens e por fim interação completa”, diz o relatório. Muitas corporações já têm presença estabelecida nas redes como o Facebook ou Twitter chegando inclusive ao ponto de projetar mensagens.
O próximo passo lógico, então, seria sistematizar e automatizar os relacionamentos, o que irá resultar no surgimento dos robôs-sociais: “agentes que poderão lidar – em diferentes níveis – com a interação com comunidades ou usuários de maneira personalizada para cada indivíduo”.
E onde isso pode chegar?
O site AllFacebook dá conta de que cada usuário da rede social tem, em média, 100 amigos hoje em dia.
Especula que em um futuro próximo, cada usuário terá cerca de 500 amigos. Se 10% deles forem robôs, teremos cerca de 50 amigos-robôs por usuário e isso pode ser perigoso.
O AllFacebook alerta que atualmente um em cada cinco usuários da rede tem tido problemas com software malicioso. Em um futuro onde robôs-sociais se tornarão comuns, o cuidado com seus dados tem que ser redobrado. “Fique de olho”!

MÍDIA RADICAL

As fotos abaixo se referem a um carrinho utilizado para a coleta de sucatas em geral, o que chamou a atenção foi um som alto e me aproximando dele, estacionado nas imediações da Unicid notei inúmeras fotos, capas de cd e outros impressos. O personagem utilizava um chapéu  de couro e estava consumindo milho vendido por um ambulante.As figuras são ricas em informações, à noite após o término das atividades na Unicid, solicitei informações ao vendedor de milho, porém informou-me ser a primeira vez que o reciclador tinha aparecido nas imediações.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”


Caricatura do Catador de Sucatas



LINKEDIN