30/11/2010

COP 16

“O cenário é a paradisíaca Cancun, os personagens representam 193 países, mas o final do filme intitulado 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP16) é incerto. A cúpula climática que começou nesta segunda-feira, 29 de novembro, não carrega o peso que ajudou a tornar a antecessora um dos maiores fracassos da história da diplomacia mundial, no que se refere à possibilidade de se obter um novo acordo com peso lei capaz de substituir o Protocolo de Kyoto (que expira em 2012), mas pode ser fundamental para que este provável futuro tratado seja estabelecido.
Uma das principais expectativas para o evento é que os compromissos de financiamento para ações de combate e adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento possam ser institucionalizados. Em 2009, os países ricos se comprometeram a repassar US$ 30 bilhões até 2012 e criar um financiamento em longo prazo para chegar a investimentos de US$ 100 bilhões anuais em 2020, mas até agora a promessa não saiu do papel.
A regulamentação do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd, na sigla em inglês) deve avançar e pode ser o único ponto da negociação climática que será fechado em Cancun. Embora as metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa estejam em pauta na reunião, a tendência é de que uma definição sobre o tema só ganhe corpo na COP17, que será realizada em 2011, na África do Sul.
Uma das principais razões para o adiamento tem nome: Estados Unidos da América - um dos maiores poluidores do mundo. “O país ainda não conseguiu aprovar um pacote com medidas sobre o clima, fator que ajuda a emperrar as negociações”.

ASCENÇÃO FEMININA

Conforme informes em diversos veículos de comunicação, o número de mulheres aumenta gradativamente, em São Paulo elas ultrapassaram os homens em 597.599. A tendência é que essa diferença aumente de outra maneira, nas universidades o percentual é: 70% para o sexo feminino contra 30% do sexo masculino. Agora com a eleição de Dilma Rousseff, primeira presidente na história republicana, particularmente, ninguém segura essas guerreiras. Traçando-se um paradigma, no Curso de Comunicação Social, conforme fotos abaixo há treze professores, sendo nove do sexo masculino e quatro do sexo feminino, faltam apenas duas docentes para que haja paridade, particularmente sou a favor desse equilíbrio.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”













EDUCAÇÃO EM ALTA

Foto: observatoriodoalgarve.com
Retornando à minha casa após as aulas na Unicid, quando estava em uma composição do Metrô e como é de praxe foco nas inúmeras notícias da TV Minuto, óbvio todas com ótimo conteúdo, mas que me chamou atenção entre as outras foi o fato de que os estudantes da classe D que possuem renda familiar entre 01 e 03 salários mínimos superam em quase -07 vezes o número de matriculados em universidades privadas e públicas, os oriundos da classe A, cuja renda está acima de 20 salários mínimos.
Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

CONTRATES URBANOS















Em visita à Câmara Municipal para atender a um compromisso, deparei com duas cenas: interna e externa, ou seja, do lado de fora centenas de pessoas do Movimento Sem Teto que tinham em seu bojo crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre as calçadas e em assentamentos precários e improvisados. No lado interno a suntuosidade e luxo da edilidade paulistana, as fotos tiradas mostram as duas faces da moeda onde a miséria se contrasta com o poder concentrado nas mãos poucos.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

LINKEDIN