04/10/2010

URUBUS FORA DA 29.ª BIENAL DE ARTE

Ibama pede que urubus sejam retirados de obra na Bienal
Artista plástico usou três aves em exposição e foi alvo de críticas de ativistas
“O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) notificou, nesta sexta-feira (1º),  os organizadores da obra Bandeira Branca, do artista plástico brasileiro Nuno Ramos, para que retirem os três urubus que fazem parte da exposição na 26ª Bienal de São Paulo.

De acordo com nota divulgada pela instituição, foi considerado o fato de que ” as instalações estão inadequadas para a manutenção das aves “. O artista tem um prazo de cinco dias para que os animais retornem ao seu local de origem.

A obra foi alvo de críticas por parte de um grupo de ativistas, que invadiram o prédio da Bienal e picharam a frase” Liberte os urubu “[sic] na própria obra. Até então, o uso dos urubus na montagem estava autorizado pelo Ibama.

No último domingo (26),  a organização da 26ª Bienal de São Paulo criticou as manifestações dos ativistas. Em nota, a Fundação Bienal afirmou que a mostra é um espaço de” livre pensar e de debate, onde artistas e sociedade possam encaminhar temas de relevância”.

SP NOSTALGIA

FENÔMENO"TIRIRICA"

“Tiririca consegue mais votos que candidato à presidência Plínio Arruda
Com mais de 1,3 milhões de votos válidos, Tiririca é eleito deputado com maior número de votos em todo o país. O número é superior ao de eleitores que votaram no candidato do PSOL à presidência, Plínio Arruda, que obteve menos de 900 mil votos.
Em campanha eleitoral, Tiririca chegou a perguntar: "O que faz o deputado federal? Na realidade, eu não sei. Vote em mim que depois eu te conto. Vote no Tiririca, pior do que está não fica".
“Já Plínio Arruda passou a ser mais conhecido com sua participação nos debates na TV, roubando a cena e sendo destaque”.

ADEUS "SEU NENÊ"

Fundador de uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, ele tinha 89 anos

“Morreu na madrugada deste domingo, aos 89 anos, "Seu Nenê" de Vila Matilde, que fundou e presidiu durante muitos anos a escola de samba que leva seu nome, uma das mais tradicionais de São Paulo. Em 1996, por conta de problemas de saúde, Alberto Alves da Silva (seu nome de batismo) deixou a presidência da agremiação para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho.

Nenê de Vila Matilde fundou a escola de samba em 1949 e, antes de morrer, viu uma das referências do samba paulista (são 11 títulos de campeã do Carnaval) voltar ao Grupo Especial, com um desfile sobre a água, que rendeu o título do Grupo de Acesso. Nenê foi internado na quinta-feira, mas as causas da morte não foram divulgadas. O velório ocorrerá na Rua Júlio Rinaldi, número 1, na Penha, onde fica a quadra da Nenê de Vila Matilde”.


Tive a oportunidade de conhecer o agora saudoso”Seu Nenê” na década de 90, mais precisamente em 1992 quando ele compareceu a uma reunião nas Assessorias Comunitária e Parlamentar na  Pasta Estadual da Saúde, onde eu exercia as funções de Coordenador de Atendimento às Comunidades. Presto a ele a minha homenagem e as minhas condolências aos familiares e à Nenê de Vila Matilde.
Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

ALCKMIN ELEITO

“Geraldo Alckmin (PSDB) foi eleito neste domingo, em primeiro turno, o novo governador de São Paulo. Segundo a Justiça Eleitoral, o candidato recebeu 11.519.314 votos, o que equivale a 50,63% do total de votos válidos e está de volta à chefia do Executivo estadual pela terceira vez.

O político do PSDB foi eleito com uma plataforma de expansão do ensino técnico e dos transportes de massa. Na festa da vitória, Geraldo Alckmin disse que sua eleição significa que o eleitorado paulista reclama mais avanços. “Nós estamos muito alegres, porque São Paulo resolveu não esperar e sim, avançar. Muito obrigado paulistas.

Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa paulista, afirmou que a eleição de Geraldo Alckmin é um atestado de qualidade entregue ao PSDB. Munhoz salientou que por essa razão os tucanos vão completar 20 anos à frente do maior Estado da Federação. “Eu acho que o partido saiu extremamente fortalecido é algo fantástico e um atestado de bom governo”.

O candidato derrotado do PT, Aloizio Mercadante, revelou que acredita que a educação em São Paulo vai dar um salto de qualidade. Mercadante fez essa afirmação na rápida declaração em que reconheceu a vitória de Geraldo Alckmin. “Só queria fazer o reconhecimento da vitória de Geraldo Alckmin e agradecer aos cerca de 8 milhões de eleitores que acreditaram na gente”.

Paulo Skaf, outro candidato derrotado, avaliou que fez uma campanha criativa para passar sua mensagem ao eleitor. O socialista sublinhou que somente hoje começará a pensar em alternativas políticas. “Foi uma campanha séria, onde eu tive a oportunidade de mostrar os meus projetos para os eleitores, apesar das limitações. Fiz tudo da melhor maneira possível para que os eleitores pudessem me conhecer”.

No Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi reeleito no pleito deste domingo e prometeu serviços de melhor qualidade na educação e saúde do Estado. Ele reconheceu que ainda precisa resgatar parte da população que permanece refém de organizações criminosas.

O ex-senador Jorge Bornhausen agradeceu ao presidente Lula pela vitória do Democratas no Estado de Santa Catarina. Bornhausen festejou a eleição de Raimundo Colombo e a derrota da senadora petista Ideli Salvatti. “Nós tivemos um grande resultado, foi uma grande vitória que começou a partir do momento que Lula veio ao Estado inaugurar obras inacabadas, faltar com a verdade perante a população catarinense. Devemos agradecer ao presidente Lula”.

A cúpula paulista do PSDB viaja nesta segunda-feira às Minas Gerais para os funerais de Aécio Cunha, que morreu ontem aos 83 anos. Ele é pai do ex-governador Aécio Neves e trabalhou na campanha do filho até as vésperas do pleito”.

LINKEDIN