19/09/2010

PLANTA QUE COMBATE A DENGUE

















A Record News divulgou em seu jornal matinal neste domingo(19/09/2010)entrevista sobre a Crotalaria que é utilizada para combater o mosquito da dengue. Assim sendo, fui pesquisar mais sobre o assunto abaixo.

Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”

"SÃO PAULO - Em Monte Aprazível, no interior de São Paulo, o trabalho de combate à dengue tem uma novidade. A partir da próxima semana, os Agentes de Controle de Vetores da cidade ganharão mais uma arma para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Trata-se do projeto Plante uma Crotalaria, uma flor amarela, às vezes com listras vermelhas, que atrai libélulas, predadores naturais do mosquito da dengue.
Cinqüenta quilos de sementes da planta foram comprados e os agentes começarão a distribuir um panfleto explicativo para que os moradores plantem. De acordo com pesquisas, ainda não comprovadas cientificamente, a Crotalaria atrai as Libélulas, que são predadores naturais do Aedes, transmissor da Dengue e Febre Amarela.
Com o plantio da Crotalaria em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue.
Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir a manifestação".
Fonte:http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/10/26

LINKEDIN