16/09/2010

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Em visita a empresa de um amigo visualizei um "pad mouse ou mouse pad" com os dizeres, universidade corportativa, fato esse que não conhecia.Fiz algumas pesquisas e descobri o seu real significado:"Universidade Corporativa é um termo técnico criado para designar o conjunto de ações capazes de garantir aos colaboradores de uma organização um processo contínuo e estruturado de aprendizagem visando alcançar os objetivos institucionais.Também pode designar um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão por competências, cujo papel é o de servir de ponte entre o aprimoramento pessoal e a estratégia de atuação da instituição".
Aproveito o ensejo para relacionar abaixo listagem de inúmeras organizações que têm em seu bojo essa peculiaridade.

Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"
Estudante de Comunicação Institucional na Unicid

-  Caixa Econômica Federal: http://universidade.caixa.gov.br/;
-  Saga/Concessionária Ford: http://www.saganet.com.br/saganet/unisaga/;

JORNAL O MIRANTE/PORTUGAL

A grafia original abaixo foi mantida.

Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"

Semana Européia da Mobilidade assinalada em alguns municípios da região:

“Mobilidade mais inteligente – uma vida melhor” é o tema da Semana Européia da Mobilidade 2010 que alguns municípios da região vão assinalar no dia 22 e ao longo desta semana. Ruas de cidades e vilas com trânsito e estacionamento interdito, passeios de bicicleta, conferências, percursos pedestres são algumas das iniciativas previstas.

Na capital de distrito a Praça do Município vai estar encerrada ao trânsito e estacionamento no dia 22, entre as 08h00 e as 18h00, local que vai sofrer interdições parciais de estacionamento entre 16 e 21, no mesmo horário. De 16 a 22, há inúmeras actividades em Santarém. Ciclos de conferências sobre ambiente, saúde, mobilidade, mostra de equipamentos sustentáveis e veículos híbridos, transportes suaves e cedência de bicicletas, além de uma acção de prevenção rodoviária para os alunos do pré-escolar pela PSP e ginásio ao ar livre. Tudo no Jardim da Liberdade. A Marcha do Coração, às 21h00 de dia 20, convida a um passeio pedestre. A 22, é inaugurado o primeiro ponto de carregamento público da Rede Piloto Mobi. E, rede de carregamento de veículos eléctricos, na praça do Município.

Almeirim assinala o dia com um passeio cicloturista, com partida em Santarém, a partir das 17h00, junto ao Governo Civil. A câmara aproveita a Semana da Mobilidade para lançar o almeirim. on.bike4, projecto que visa promover o uso de transportes alternativos, no caso de 125 bicicletas ao dispor da população no dia 20, entre as 09h00 e as 19h00.
Em Coruche, o dia 22 fica marcado por uma zona sem tráfego automóvel, com condicionamento do trânsito no centro histórico entre as 09h00 e as 17h00. A 16, as crianças do 1.º ciclo e pré-escolar fazem a viagem de comboio entre Coruche e Lisboa, para visitarem o Parque das Nações.

A recolha de resíduos na floresta de Santana do Mato e um festival de dança e movimento na Lamarosa marcam dia 18. Na Escola Secundária de Coruche são apresentados projectos de recolha de óleos alimentares usados e de recolha de rolhas de cortiça, ambos os dia 21. Os atletas coruchenses José Silva, Andreia Robalo e Teresa Rita falam na Escola EB 2/3 sobre os efeitos positivos da prática desportiva a 22.

Torres Novas celebra a data na Praça 5 de Outubro, entre as 11h00 e as 19h30, com uma demonstração e experimentação gratuita de Segways. A biblioteca municipal recebe uma palestra sobre mobilidade sustentável, enquanto às 18h00 tem lugar a marcha “Na cidade sem o meu carro», a começar junto às piscinas municipais.

No dia 22, os Transportes Urbanos Torrejanos serão gratuitos para todos os utilizadores e haverá o corte de trânsito em algumas vias no centro da cidade, onde apenas vão circular os transportes públicos para portadores de deficiência e um comboio turístico. A cidade vai ser ainda alvo de um estudo de monitorizarão do ar, a par de Santarém, conduzido pela Agência Portuguesa de Ambiente, para avaliar a qualidade do ar num dia normal.
Viagens gratuitas para quem estacionar no parque do estádio é o que oferece a Câmara de Tomar no dia 22, no qual o trânsito será cortado no coração da cidade entre as 10h00 da manhã e as 18h00 no centro histórico, à excepção das ruas da Pé da Costa de Baixo, Pé da Costa de Cima e Dr. Sousa. Únicos veículos a circular de forma gratuita são os Transportes Urbanos de Tomar. A 25 de Setembro, destaque para o seminário “Desenvolvimento Sustentável e Ambiente”, na biblioteca municipal, às 14h30, com entrada gratuita. Quem aderir à Semana da Mobilidade pode ainda experimentar veículos movidos a electricidade, disponíveis na Alameda 1, das 10h00 às 18h00. Haverá também um skate park, aulas públicas de dança e body e outras actividades físicas".

CULTURA NA USP

Folheto distribuído no Espaço Cultural Tendal da Lapa.
Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"


LINKEDIN