05/09/2010

MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo

"O programa Contatos com a Arte - Grupo de Estudos para Universitários tem o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre arte moderna e contemporânea e estimular a criação artística entre estudantes universitários.

O conteúdo é desenvolvido a partir da visita à exposição em cartaz no MAM, e busca seus desdobramentos possíveis nas diferentes áreas de estudo.

O curso é gratuito e funciona aos sábados e domingos. Tem a duração de duas horas e oferece certificado de participação".

Fonte: http://www.mam.org.br/2008/portugues/arteUniversitarios

Inscrições:
(11) 5085-1313
contatoscomaart@mam.org.br

CURSO DE INICIAÇÃO POLÍTICA

 “O ILP - Instituto do Legislativo Paulista, em parceria com a Fundação Mário Covas, está oferecendo neste site um curso à distância de "Iniciação Política".

O Curso, totalmente gratuito, destina-se, preferencialmente, a jovens de 14 a 19 anos que tenham interesse nesse tema.

Os interessados deverão fazer o cadastro, clicando em "Inscreva-se" e, no decorrer do curso, responder aos exercícios propostos.

No “final dos 5 módulos, haverá uma prova online”.

VOTO CONSCIENTE

"Em 1987, durante plena discussão da nova Constituição, um grupo de pessoas insatisfeitas com o rumo da política brasileira decidiu trocar a indignação e angústia pela ação efetiva: verificar o que estavam fazendo os políticos eleitos para resolver os complexos problemas coletivos.

Acreditando na importância do voto consciente e na necessidade de cobrar e acompanhar o trabalho dos nossos representantes políticos, eleitos pelos cidadãos, fomos à Câmara Municipal de São Paulo iniciar o acompanhamento diário das atividades dos vereadores. "O que querem?", "Estão a serviço de quem?", foi à reação inicial dos parlamentares. Explicávamos que éramos apenas cidadãos que queriam saber sobre os projetos em pauta, as propostas e soluções para os problemas da cidade. Neste princípio, não havia nem o hábito do debate democrático em plenário, poucos eram os vereadores que estavam presentes em todas as sessões, poucos compareciam a todas as votações, poucos discutiam os projetos nas comissões de estudos.

O Movimento Voto Consciente marcou sua presença na discussão e elaboração da Lei Orgânica do Município de São Paulo, vigente até hoje. Também passamos a acompanhar os deputados estaduais na Assembléia Legislativa de São Paulo e hoje temos vários núcleos e parcerias com outras entidades em cidades de todo o Brasil".

Fonte: http://www.votoconsciente.org.br/site/

CURSINHO HENFIL





Fonte:http://www.cursinhohenfil.org.br/enemgratuito/datas.asp

RACISMO

EU, sentar ao lado de um negro?

Fonte: (FOLHA DE SÃO PAULO / março 2006)

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica... e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

- Qual é o problema, senhora, pergunta uma comissária.

- Não está vendo?Respondeu à senhora.

- Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui.Você precisa me dar outra poltrona.

- Por favor, acalme-se, disse a aeromoça. Infelizmente, todos os lugares estão ocupados.Porém, vou ver se ainda temos alguma disponível”.

- A comissária se afasta e volta... Alguns minutos depois.

- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica”.E continuou:

- Temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:

- Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa tão desagradável.E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:

- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para um senhor um lugar na primeira classe. E todos os passageiros próximo, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns em pé.Se você é contra o racismo, envie esta mensagem aos seus amigos, mas não a apague...Sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.

“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”. -Martin Luther King Jr – líder negro assassinado em 1968



Recebido por e-mail, feitas algumas correções e transcrito por: Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”.

FILOSOFANDO

"Hoje é o primeiro dia, do resto de sua vida, viva-o intensamente".

Antonio Carlos de Lima-"Toninho Carlos"

LINKEDIN